top of page

Contraponto Criativo

A vida secreta de "um sonhador"

  • Foto do escritor: Aryane Rodrigues
    Aryane Rodrigues
  • 21 de jan.
  • 3 min de leitura

Comentário sobre a adaptação do conto homônimo de James Thurber


Parece quase surreal perceber que passei mais de dez anos sem saber da existência de A vida secreta de Walter Mitty. Talvez, em 2013, quando o filme foi lançado, ele não tivesse o mesmo impacto em mim que teve agora, em 2025. Às vezes, certos conteúdos chegam até nós no momento certo, quando estamos mais abertos a refletir sobre as mensagens que carregam.


É também curioso pensar que, naquela época, eu poderia ter assistido e não enxergado o que vejo agora: uma interessante metáfora sobre a urgência de viver o presente, abandonar as idealizações e me conectar com o que realmente importa. Esse encontro um pouco tardio, porém, não foi menos significativo. Afinal, a arte sempre tem seu jeito peculiar de nos encontrar quando estamos prontos para ela.


Mas vamos lá! O que inicialmente me levou a assistir o filme foi uma frase que eu já tinha ouvido muito e que viralizou nas redes sociais em algum áudio. Estou falando de:


"Beautiful things don’t ask for attention".


Tenho certeza que você já ouviu também! Ouça aqui rapidinho para se lembrar.



Aliás, eu adoro Evergreen do Richy Mitch and The Coal Miners. Lake Missoula também é incrível, mas voltando ao filme... A ideia dessa frase, ao mesmo tempo simples e profundamente significativa, me deixou curiosa para assistir o filme. Além disso, uma cena específica me chamou a atenção: o momento em que Sean Penn, interpretando um fotógrafo aventureiro, explica que, por vezes, opta por não fotografar um evento raro, preferindo vivê-lo plenamente e registrá-lo apenas na memória. A cena completa é de uma profundidade gigante. Assista!


Ainda sobre essa cena, ela mostra um personagem que ganha a vida registrando momentos únicos, optando, diante de um momento extraordinário, por não registrá-lo o que reforça ainda mais, na minha opinião, a mensagem central do filme: a urgência de estar presente e viver o agora.


"The Secret Life of Walter Mitty", foi dirigido e estrelado por Ben Stiller. O filme, lançado em 2013, é uma adaptação do conto homônimo de James Thurber, publicado originalmente na revista The New Yorker em 1939.
"The Secret Life of Walter Mitty", foi dirigido e estrelado por Ben Stiller. O filme, lançado em 2013, é uma adaptação do conto homônimo de James Thurber, publicado originalmente na revista The New Yorker em 1939.

O protagonista, interpretado por Ben Stiller, é um homem que passa a vida imerso em fantasias sobre uma realidade idealizada. Esse hábito, no entanto, faz com que ele perca momentos e oportunidades importantes. É apenas quando enfrenta uma situação concreta e real que sua perspectiva muda. Esse confronto com a realidade o força a se conectar de forma mais direta com o mundo ao seu redor, o que, para mim, é uma mensagem na entrelinha, mas extremamente relevante do filme que mostra a importância de sair do mundo das ideias e mergulhar no aqui e agora.

Embora as fantasias exageradas que fazem parte da construção do filme não sejam algo que costumo apreciar, entendi seu propósito narrativo e, por isso, não tenho o direito de falar que é um ponto negativo. A fotografia do filme é ótima, mas as cenas que se passam na Groenlândia, em especial, são um verdadeiro espetáculo.


Além disso, a trilha sonora me ganhou. É um destaque à parte. Eu AMEI!





Para finalizar, mesmo sendo apaixonada por fotografia, o que mais me marcou em A vida secreta de Walter Mitty foi algo que vai além do papel central da fotografia como uma chave na história.

O filme traz um especial lembrete sobre a urgência de vivermos plenamente o presente, de experimentarmos a vida enquanto ela acontece, em vez de nos perdermos em idealizações que nos afastam das experiências que o cotidiano pode nos oferecer. Porque, no fim das contas, o melhor não está por vir; o melhor está acontecendo agora. Só precisamos estar mais atentos.

Foi essa mensagem, tão relevante e urgente para os dias de hoje, que tornou o filme uma experiência especial para mim, a ponto de me inspirar a compartilhar estas reflexões com você.


Espero que tenha gostado! O filme está disponível no Disney+ caso tenha interesse em assistir. Além disso, há um vídeo do Francisco Escorsim comentando brevemente sobre o personagem, e também um artigo na Gazeta do Povo que aborda o “Complexo de Walter Mitty”. Infelizmente, ainda não consegui encontrar o conto de James Thurber traduzido, tem ele em inglês no Kindle por R$ 2,31. Espero lê-lo em algum momento.


Ver o mundo, as coisas perigosas por vir, ver por trás dos muros, se aproximar, encontrar o outro e sentir. Esse é o propósito da vida.

– Walter Mitty


Comentários


bottom of page